• Tidak ada hasil yang ditemukan

تعیین‌کننده‌های موثر بر تمایل به سزارین (مطالعۀ موردی: زنان باردار شهر تهران)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Membagikan "تعیین‌کننده‌های موثر بر تمایل به سزارین (مطالعۀ موردی: زنان باردار شهر تهران)"

Copied!
71
0
0

Teks penuh

Em 2012, foram apresentados 29.724 pedidos de aconselhamento no âmbito da competência do SEF para a concessão da nacionalidade portuguesa. A intervenção do SEF no contexto da integração visa promover a imigração legal, privilegiando a vertente documental do serviço, nomeadamente os programas "SEF em Movimento" (destinado a pessoas com dificuldades de deslocação), "SEF vai à Escola" (destinado à regularização documental dos menores no ensino português) e sistema ISU – Interface SEF-Universidades (validação simplificada da situação documental dos estrangeiros no ensino superior).

Regulação dos    Fluxos

Promoção da    Imigração

Luta contra a    Imigração

Integração    dos

Em 2012, em termos legislativos, registou-se uma alteração significativa em matéria de imigração, fronteiras e asilo, quer na vertente substantiva através da publicação da nova lei de estrangeiros, quer na vertente instrumental com a adoção da nova estrutura orgânica do o SEF. A nova estrutura orgânica do SEF visa a racionalização de recursos financeiros e humanos na prossecução dos reconhecimentos em matéria de imigração, fronteiras e asilo, no quadro da política de segurança interna e da actuação na esfera judicial.

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA RESIDENTE

Este grupo das dez nacionalidades mais representativas representa no total cerca de 77,2% da população estrangeira com residência regular em Portugal (321.869 indivíduos). A população estrangeira residente em idade activa ascende a 84,50% (população estrangeira entre os 15 e os 64 anos).

FRONTEIRAS

A maioria das recusas de entrada em território nacional ocorreu nas passagens de fronteira aérea, nomeadamente 1.230 casos (98,72% do valor global). Em geral, os principais motivos de recusa de entrada em Portugal foram a falta de motivos que justificassem a entrada (463), a ausência de visto adequado ou caducado (282) e a existência de documento falso ou falsificado (195).

CONTROLO DA PERMANÊNCIA

Neste âmbito, as ações inspetivas realizadas em controlos móveis (3447), no âmbito dos procedimentos administrativos de vertente documental (2038), bem como em estabelecimentos de restauração (1460), terminais de transportes (780) e hotéis (436 ) ). ). No âmbito do processo de afastamento administrativo, o estrangeiro em situação irregular pode ser encaminhado à fronteira para saída do país, caso demonstre tal intenção. De acordo com o tipo de medida, a solicitação de localização no processo administrativo de expulsão22 (398), a solicitação de localização do órgão policial (392), a localização para notificação (270) e o mandado de prisão (223) são enfatizou. .

No âmbito desta última medida, refira-se que foram efetuados 51 despejos forçados, cumpridas 7 ordens judiciais e detidos 4 cidadãos para abertura de processo de despejos forçados. Instruções ao abrigo da Convenção de aplicação do Acordo de Schengen No domínio da cooperação policial ao abrigo da Convenção de.

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

Concluídos

Transitados

Relativamente às viaturas apreendidas, a classificação é a seguinte: associação de apoio à imigração ilegal (12), lenocínio (4) e contrafacção/. Relativamente às 22 buscas realizadas em estabelecimentos, destacam-se as realizadas no âmbito dos crimes de auxílio à imigração ilegal (8), recrutamento de mão-de-obra (5) e associação de auxílio à imigração ilegal e lenocínio (4). No âmbito de uma investigação, com a colaboração das autoridades espanholas, quatro dos sete arguidos provenientes da Europa de Leste foram condenados pela prática continuada e reiterada dos crimes de associação de auxílio à imigração ilegal, falsificação ou falsificação de documento e um certificado falso. .

Condenação de 11 arguidos de várias nacionalidades por crimes relacionados com formação de quadrilha para auxílio à imigração ilegal, auxílio à imigração ilegal e falsificação ou falsificação. Relativamente à proteção concedida a estas vítimas, destaca-se a legalização documental25 de 20 pessoas, vítimas de crimes de assistência à imigração ilegal (12), associação de assistência à imigração ilegal (6) e tráfico de pessoas (2).

DOCUMENTAÇÃO DE SEGURANÇA

No domínio da documentação de segurança (documentos de viagem e de identidade) o SEF tem várias competências, importa referir: gerir a emissão de documentos de viagem e de identidade; detecção de fraudes e perícia documental. Comparativamente ao ano anterior, o número de documentos franceses quase duplicou (35 em 2011) e o aumento exponencial da utilização de documentos malianos (8 em 2011). De notar também a tendência de diminuição da utilização de documentos portugueses (13 passaportes ordinários, 14 títulos de residência e 12 bilhetes de identidade/cartões de cidadania).

Os restantes aeroportos onde foram detetadas fraudes na utilização de documentos de identidade e de viagem foram o Porto (9), Faro (6) e Ponta Delgada (6). Mas e por outro lado, é de realçar o aumento do número de documentos com alterações de dados face ao ano anterior (+115%).

Tipo de Fraude Documental

Em 2012, foram registados 522 titulares de documentos falsos, sendo a Guiné-Bissau (113) e o Mali (96) as fontes mais importantes. Os principais destinos dos titulares de documentos falsos detetados com saída do território nacional (102) foram o Canadá (54), o Reino Unido (16), o Brasil (9) e a Irlanda (7). A identificação do titular de documentos falsos é um elemento muito importante para a prevenção de tais crimes.

Por outro lado, os constrangimentos sócio-políticos do Mali, a par da rota aérea entre Bamaco e Lisboa, têm contribuído para o surgimento de cidadãos malienses como os detentores mais descobertos de documentos fraudulentos. Na sequência de deteções e apreensões de documentos fraudulentos, o SEF produziu 295 Laudos Periciais.

Relatórios Periciais  (en dades solicitantes)

De realçar o decréscimo assinalável do número de nacionais com fraude documental na Guiné-Bissau (-81,5%) e no Senegal (-51,8%), aspecto não alheio ao facto de terem sido implementadas várias medidas de segurança. aeroporto. Refira-se que cerca de 87,5% das denúncias reportadas têm origem na atuação do SEF nas suas diversas áreas (inquérito criminal, controlo de fronteira, controlo de duração), sendo cerca de 10,8% das perícias solicitadas por autoridades judiciárias (Ministério Público). escritório, tribunais).

Autoridades Judiciárias  32

Os titulares de documentos fraudulentos (102) detetados a sair do território nacional tiveram como principais destinos o Canadá (54), Reino Unido (16), Brasil (9), Irlanda (7) e Itália e França (4).

ASILO E PROTECÇÃO INTERNACIONAL

Os estatutos de proteção concedidos em Portugal assentam num conjunto de instrumentos jurídicos da União Europeia (Diretiva do Conselho 2004/83/CE, de 29 de abril, relativa às normas mínimas relativas às condições de elegibilidade do estatuto de refugiado ou proteção internacional de nacionais de países terceiros ou apátridas, e Directiva 2001/55/CE do Conselho, de 20 de Julho, que estabelece as normas mínimas para a concessão de protecção temporária em caso de afluxo maciço de pessoas deslocadas) e nacionais (Constituição da República Portuguesa, Lei do Asilo (Lei n.º 27/2008, de 30 de Junho ) e Lei dos Estrangeiros). Em termos de análise evolutiva, o facto de o número de pedidos de asilo em Portugal ter uma expressão reduzida, tanto em termos absolutos como no contexto europeu, impede a identificação de tendências ou padrões claros ao longo da última década. Há ainda comprovação do pedido de 8 pedidos de asilo de menores desacompanhados, todos provenientes da África (com idade entre 0 e 17 anos).

No âmbito da reinstalação intracomunitária de beneficiários de proteção internacional que se encontram num Estado-membro sujeito a forte pressão no seu sistema de asilo e, no quadro da solidariedade europeia demonstrada a Malta, Portugal acolheu no seu território 6 beneficiários ao abrigo do “Eurema” projeto. Portugal também participou no Projeto EUREMA II, substituindo em dezembro de 2012 quatro beneficiários de proteção internacional de Malta em solidariedade na comunidade com países sob forte pressão nos respetivos sistemas de asilo.

NACIONALIDADE

A decisão sobre a concessão e obtenção da nacionalidade portuguesa é da competência do Ministério da Justiça, cabendo parecer ao SEF. No âmbito das competências do SEF em matéria de concessão da nacionalidade portuguesa, foram solicitados 29.724 pedidos de parecer, maioritariamente no âmbito da aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização (62%) e por efeito de testamento no caso de casados estrangeiros ou em união de facto há mais de três anos com cidadão português (17%). A principal origem da aquisição da nacionalidade são os países de expressão portuguesa (primeiras vagas migratórias para Portugal) e a Ucrânia (fluxo de transição do século XX para o século XXI).

O principal impacto da aplicação do atual quadro legal foi o aumento significativo do número de estrangeiros que conseguiram aceder à nacionalidade portuguesa (segundo dados preliminares do IRN, em 2012, 24.998 cidadãos adquiriram a nacionalidade portuguesa através da concessão inicial e aquisição da nacionalidade por testamento e naturalização). 15 da Resolução da Assembleia da República n.º 83/2000, de 14 de dezembro, foram concedidos cerca de 1.350 estatutos de igualdade aos cidadãos de nacionalidade brasileira, conferindo aos cidadãos portugueses um conjunto idêntico de direitos aos cidadãos brasileiros residentes em Portugal.

INTEGRAÇÃO

O programa “SEF em Movimento” visa aproximar o SEF e facilitar a relação com os cidadãos, oferecendo um conjunto de serviços documentais a grupos vulneráveis ​​de cidadãos com dificuldades de deslocação aos locais de atendimento do Serviço (doentes, idosos e crianças). No âmbito do projeto “SEF vai à escola”, 77 cidadãos estrangeiros beneficiaram da promoção de 42 acções de regularização e sensibilização. De realçar a importância do “SEF vai à escola” enquanto projecto que promove a integração dos jovens imigrantes e reduz a exclusão social e educativa.

O Centro de Contactos do SEF facilita os contactos entre os cidadãos estrangeiros e o SEF e facilita o acolhimento e integração das comunidades migrantes. No domínio estatístico, destaca-se o portal de estatísticas de imigração SEFSTAT (http://sefstat.sef.pt), que disponibiliza ao público informação estatística detalhada sobre a comunidade estrangeira residente em Portugal, nomeadamente sobre a distribuição da população estrangeira população por distrito.

ACTUAÇÃO INTERNACIONAL

Também digno de nota é o papel do CEIFA na discussão da cooperação da UE com a Turquia no campo da justiça e assuntos internos. Participação de um especialista (março a julho) no âmbito das atividades do “European Asylum Curriculum” colaborando na atualização dos módulos de formação sobre informação sobre os países de origem (COI); No quadro da cooperação internacional fora do contexto europeu, no domínio da imigração, fronteiras e asilo, destaca-se o reforço da participação do SEF em diversas instâncias internacionais (ONU, OSCE, Conselho da Europa), bem como a nível multilateral e bilateral .

No âmbito do Conselho da Europa, é de referir o envolvimento do SEF nas visitas a Portugal da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI) e do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura. A OLI estacionada na Guiné-Bissau cessou funções em fevereiro de 2012, com a conclusão do projeto de ação desenvolvido no âmbito do Fundo para as Fronteiras Externas.

ANEXOS ESTATÍSTICOS

AVENIDA DO CASAL DE CABANAS, URBANIZAÇÃO CABANAS GOLF, N.º1

Referensi

Dokumen terkait

This research was conducted to describes the students’ difficulties in English speaking lesson, the factors that make the students difficult in English speaking

ﻲﻣ ،ﺮﻴﺒﻌﺗ ﻦﻳا ﻪﺑ اﻮـﺗ ﻲﻃﺎـﺒﺗرا يﺎـﻀﻓ ﺖـﻔﮔ ن زا ﺶﻴـﭘ شﻮـﺷ نﺎﺘـﺳﻮﺑ ﻦﻴﺑ ﻲﺘﻴﻌﻗاو ،ﺪﺷﺎﺑ ﻲﻧوﺮﻴﺑ ﺖﻴﻌﻗاو ﻚﻳ ﻪﻜﻧآ رﻮـﻀﺣ لﺎـﺒﻧد ﻪﺑ ﻪﻛ ﺖﺳا ﻲﻧﺎﻫذﻻا و نآ يﺎـﻀﻓ رد داﺮـﻓا هژﻮﺳ ﻦﻴﺑ ﻲﻌﻤﺟ