• Tidak ada hasil yang ditemukan

Water Sensitive Urban Design id

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Membagikan "Water Sensitive Urban Design id"

Copied!
7
0
0

Teks penuh

(1)

1

9 de janeiro de 2017

esde do sec XIX, com o aumento da população nas cidades, que a área impermeável veio a aumentar proporcionalmente e a impermeabilização das áreas tem um grande impacto no equilíbrio hídrico do sistema-terra. A paisagem mudou e sofreu grandes transformações devido ao crescimento urbano e não só se impermeabilizou áreas diversas com características impróprias para impermeabilização como se escondeu e encanou cursos de água que, por diversas razões, estavam onde não eram desejados.

«The treatment of stormwater runoff in conventional urban development has

been driven by an attitude of “out of sight out of mind”.» (2) Isto foi escrito por T. Wong e por R. Brown e não podia ser uma melhor descrição para a situação actual. Desde que as ruas estejam bonitas e funcionem, a população não se águas pluviais, mas também há um geral desinteresse pelas águas residuais) só é perturbado quando interfere directamente com as propriedades e com o quotidiano da população.

Se o seculo XIX foi marcado pela construção descontrolada globalmente, o fim do seculo XX e início do século XXI são retratados com preocupações e iniciativas que procuram reencontrar o equilíbrio perturbado anteriormente. Os EUA e a Europa lideraram este confronto, criando as LID (Low Impact

Water Sensitive Urban Design Guidelines

(WSUDG) desenvolvida sob a coordenação de vários ministérios do governo da Austrália Ocidental. (Whelans et al.., 1994). (3)

Water Sensitive Urban Design

(WSUD)

Quando se fala em Water Sensitive Urban Design, pensa-se numa filosofia de desenho e projecto que une os conhecimentos de Arquitectura Paiagista, Engenharia Hidráulica e de Desenho Urbano numa tentativa de utilizar as águas da chuva de uma forma sustentável e inovadora.(2,3)

É com o aparecimento das preocupações ambientais, que estes

D

Water Sensitive Urban Design

M. Leonor Gomes Ferreira- 20794 | Instituto Superior de Agronomia | Ordenamento do Território | Professor Pedro Arsénio

«Blue Infrastructure: Water.

(2)

2

9 de janeiro de 2017

projectos são lançados. Os projectos que seguem uma filosofia WSUD são, sob muitos aspectos inovadores e unem diversos objectivos, sendo alguns deles os seguintes: (2,3)

 Reduzir o escoamento superficial e as cheias através de retenção local e diminuição das áreas impermeáveis;

 Minimizar os impactos das águas urbanas no meio ambiente envolvente, criando zonas de tratamentos de águas;

 Proteger a qualidade da água das

consequências do

desenvolvimento urbano;

 Integrar o tratamento de águas pluviais na paisagem, incorporando corredores multifuncionais que maximizem e melhorem o conforto visual, de ou menos contemporâneos, que surgiram em prol da defesa do ambiente focando-se especialmente no recurso escasso e fundamental que é a água.

Sendo SUDS a sigla de Sustainable Urban Drainage Systems, LID a de Low Impact Development e WSUD significando Water Sensitive Urban Design, é óbvia a relação entre estes três movimentos: a preocupação ambiental do tratamento das águas tanto pluviais como residuais e o seu trato através do desenho e planeamento. (4)

A principal diferença entre estas três filosofias reside apenas no continente onde foram concebidas: As SUDS

Existem algumas medidas sugeridas pelas três filosofias que são comuns e demonstram o objectivo principal defendido pelas três.

Armazenar o escoamento

superficial e libertação lenta da água (dinâmica de atenuação)

Permitir que a chuva caia em zonas permeáveis ou com utilização da água para melhorar a sua penetração no solo (dinâmica de infiltração)

 Transportar lentamente a água filtrando poluentes, permitindo que os sedimentos estabilizem, para se poder controlar melhor o fluxo de água (dinâmica de purificação)

(3)

3

9 de janeiro de 2017

Vantagens

Desvantagens

Vantagens e Desvantagens dos

projectos WSUD

Seria errado pensar que estes movimentos só têm vantagens pois neste caso as vantagens são bastante óbvias no que toca a defender o ambiente e a qualidade da paisagem. O restauro da natureza e do equilíbrio é fundamental para a qualidade de vida do ser humano e dos restantes seres vivos, uma vez que

o mundo é um “grande ecossistema fechado” no qual todos dependem de

todos. Por isto ninguém discute as vantagens destas políticas ecológicas no que toca a saúde e bem-estar.

Por alguma razão estas políticas têm tido sucesso em todo o mundo e são transcontinentais, mas em tudo há o reverso da medalha, que neste caso são também as razões para estas medidas e estes projectos não serem sempre implementados actualmente, porque se só houvesse vantagens, não haveria questão quanto à sua construção. Apesar de haver cada vez mais projectistas com estas preocupações, nem todos os projectos são sustentáveis e isso demonstra a alguma falta de adesão que ainda há em relação a estas filosofias ecológicas.

Lateralmente está uma lista com algumas vantagens e desvantagens que foi encontrada em diversos autores:

Aplicações

Para além das medidas já apresentadas, existem muitas outras que surgem no confronto com cada projecto e com o carácter de lugar do sítio que se está a desenhar.

Existem muitos projectos e muitas medidas que são exemplo para nós, projectistas e para os investigadores, mas cada projectista deve, como sempre, adaptar os seus conhecimentos e exemplos ao seu próprio projecto, em função do clima e pluviosidade, do tipo de solos, do regime de chuvas, dos declives, da capacidade de carga e

funções esperadas para os diferentes espaços do seu projecto.

Uma das medidas mais faladas para aumentar a retenção e infiltração de água nas cidades é a modelação dos canteiros e separadores de faixas de forma a permitir a fixação de água no seu interior e minimizar o escoamento da água nas vias. (Figura 1)

(4)

4

9 de janeiro de 2017

fitossanitário das águas assegurando assim duas importantes dinâmicas ecológicas fundamentais: a infiltração e a purificação da água.

A preocupação com estas chamadas dinâmicas ecológicas fundamentais, é essencial para o controlo da quantidade, qualidade e velocidade da água principalmente em meios urbanos.

Aplicações no mundo

Existem alguns países que, por diversas razões, e em diferentes épocas, se foram apercebendo da importância da água para o mundo e para o ecossistema. John

Lyle, em “Waste as a resource” fala-nos da cidade de Arcata, nos EUA, que, devido ao facto de não ter economia suficiente para construir uma ETAR de dimensões apropriadas, construiu uma

“ETAR natural” que se pode reduzir a um

gigante leito de macrofitas que também servia de bacia de infiltração aquando as

grandes chuvadas. Esta bacia de retenção ainda hoje em dia é um local de turismo devido à sua beleza e funcionalidade. Foi dos primeiros projectos sustentáveis com preocupações ecológicas e que assegurou e recuperou a boa qualidade da água que se usa na cidade.(7)

As ilhas de Malta, no Mar Mediterrânio, estão neste momento, a ter que responder a complexos problemas de gestão de águas pluviais e de águas subterrânias.

Malta tem uma grande escassez em águas superficiais, tendo bastantes aquíferos que estão, devido à dessalinização, a contaminar a água potável e a tornar precioso um recurso cada vez mais escasso.

Segundo Cardona, há muitos estudos ainda por fazer para poder melhorar esta situação, mas uma das respostas mais

(5)

5

9 de janeiro de 2017

prováveis e eficientes passa pela implementação destas técnicas de WSUD de forma a reter mais tempo a água das chuvas longe do mar para não ser contaminada e a impedir que a água potável seja contaminada de outras maneiras, seja por lixo doméstico, seja por produtos químicos provenientes da agricultura e da industria.(8)

Na maioria dos casos, as cidades têm que investir em projectos que incluam vários elementos que promovam as dinâmicas ecológicas básicas para manter e controlar a qualidade e quantidade de água e há excelentes exemplos modernos por todo o mundo:

Moor Park

de David Singleton

É um projecto extremamente interessante orientado para o desenho sustentável: “In a water sensitive design approach, rain water is treated as na

opportunity rather than a ‘problem’”.

A filosofia de ver a água da chuva como uma oportunidade e não um problema permite ao projecto gerar dinâmicas e criar espaços que se alimentam directamente da interacção entre o ser humano e a água tais como, bacias de infiltração, microtopografia de retenção e mesmo fitodepuração. (Figura 2)

O plano geral é pensado para que a água que sai da área projectada, seja em menor quantidade e melhor qualidade do que a que entra. Se todos tiverem esta preocupação, é mais fácil controlar cheias e poluições.

(6)

6

9 de janeiro de 2017

Water

boulevards

Baharash

Architecture

É um projecto que, segundo os autores pode ser instaurado em todas as cidades. Este projecto foi desenhado para responder a graves problemas de cheias nos arredores de Londres. Segundo os Autores, actualmente, há cerca de 680 000 propriedades à volta de Londres que estão em risco de cheia que significa 5 milhões de pessoas e 2 milhões de propriedades em toda a Inglaterra e País de Gales.

Este projecto, como se vê na imagem, procura utilizar as águas de cheia para actividades diversas, desde actividades lúdicas, até actividades económicas. Constrói quase um jardim flutuante que vive da dinâmica da água. (Figura 3)

(1–6,9–12,12–15)

1. Carstens L. Defining, inspiring, and implementing sustainability. Natl Civ Rev. Setembro de 2010;99(3):11–6.

2. Wong THF, Brown RR. The water sensitive city: principles for practice. Water Sci Technol. Julho de 2009;60(3):673.

3. Whelans Consultants, Western Australia, Department of Planning and Urban Development, Western Australia, State Planning Commission, Water Authority of Western Australia, et al. Planning & management guidelines for water sensitive urban (residential) design: consultants report prepared for the Department of Planning and Urban Development, the Water Authority of Western Australia and the Environmental Protection Authority. Mount Hawthorn, W.A.; Perth, W.A.: Whelans ; [Distributed by] State Planning Commission; 1994.

4. Lourenço RR de A. Sistemas urbanos de drenagem sustentáveis [Internet].

(7)

7

9 de janeiro de 2017

2014 [citado 16 de Novembro de 2016].

Disponível em:

http://comum.rcaap.pt/handle/10400. 26/14071

5. Rigotti JA, Reguly NP, Poleto C,

Pompêo CA. MÉTODOS

ALTERNATIVOS EM DRENAGEM URBANA: TERMINOLOGIA E IMPLICAÇÕES. [citado 16 de of Melbourne, Australia [Internet]. Vol. 7. Facility for Advancing Water Biofiltration, Monash University Melbourne; 2007 [citado 16 de Development Reader. Psychology Press; 2004. 398 p. Urban gardens, agriculture, and water management: Sources of resilience for long-term food security in cities. Ecol Econ. Fevereiro de 2013;86:224–34.

10. No TPS, Policy DLP. Water Sensitive Cooperative Research Centre for Catchment Hydrology. Water sensitive urban design: a stormwater management perspective. Clayton, Vic.: CRC for Catchment Hydrology; 2002.

12. Sousa PJA de. Drenagem urbana sustentável e o regime de precipitação em Portugal [Internet]. 2014 [citado 16 de Novembro de 2016]. Disponível em: http://run.unl.pt/handle/10362/1487 6

13. Edwards PET, Sutton-Grier AE, Coyle GE. Investing in nature: Restoring coastal habitat blue infrastructure and green job creation. Mar Policy. Março de 2013;38:65–71.

14. Wong THF, Engineers Australia, editores. Australian runoff quality: a guide to water sensitive urban design. Crows Nest, N.S.W: Engineers Media; 2006. 1 p.

15. Wong THF. An Overview of Water Sensitive Urban Design Practices in Australia. Water Pract Technol [Internet]. Março de 2006 [citado 16 de Novembro de 2016];1(1). Disponível em:

Referensi

Dokumen terkait

Menguasai materi, struktur, konsep, dan pola pikir Menggunakan komponen pasif (Resistor, Kapasitor, Mengukur besaran-besaran listrik pada komponen keilmuan yang mendukung mata

[r]

Status Kecemaran Tanah oleh Kadmium pada Lahan Budidaya Sawi Putih (Brassica chinensis L.) di Sentra Produksi Hortikultura Lembang, Jawa Barat.. Dibimbing oleh

Himpunan kasar ( rough sets ) pertama kali diperkenalkan oleh Zdzislaw Pawlak dari Warsaw University of Technology di Polandia pada tahun 1982 sebagai suatu

Dalam penyusunannya, penulis memperoleh banyak bantuan dari berbagai pihak, karena itu penulis mengucapkan terima kasih yang sebesar-besarnya kepada semua pihak yang

Sila Kerakyatan Yang Dipimpin Oleh Kebijaksanaan Dalam Permuyawaratan Perwakilan Nilai yang terkandung di dalamnya adalah bahwa hakikat negara adalah sebagai penjelmaan sifat kodrat

Peningkatan kualitas yang dilakukan oleh pengelola terhadap seluruh media interpretasi non-personal yang ada di Tahura Djuanda seyogyanya akan dapat meningkatkan

Berdasarkan hal yang telah diurai- kan, dapat diambil kesimpulan bahwa aplikasi pencarian lokasi sekolah meng- gunakan metode LBS ini dibuat agar pengguna telepon genggam berbasis